Com a temática sobre o lixo nuclear, o objetivo do jogador em Two Minutes to Midnight é tentar mudar o tempo, impedindo a sua morte. Desde o início, o jogador poderá tomar decisões conversando com várias personagens distintas.
Uma pasta será criada para auxiliá-lo sugerindo como ele deve conversar com cada garota e o que fazer. Até então, o jogador não sabe o por que dessa pasta ser criada, descobrindo apenas no final do jogo.
Segundo o estudo "One Hundred Year Study on
Artificial Intelligence" (2016), da Universidade de Stanford,
pesquisadores demonstram considerações sobre os cuidados a serem tomados
durante o processo da utilização de IA (sistema que ganha grande foco em Two
Minutes to Midnight), partindo do princípio de que o objetivo das aplicações de
inteligência Artificial deve ser sempre o de criar valor para a sociedade. Deste modo, o tema é explorado para criar reflexões baseadas na frase "com os avanços tecnológicos, o homem esquece que ainda é dependente da natureza" e assim, busca inserir-se
ludicamente nessa discussão.
A personagem principal é uma jovem que nasceu no
Japão. Aos nove anos começou a demonstrar grande interesse artístico,
principalmente na área de desenho e pintura, enquanto seu irmão gêmeo, Kyo,
possuía habilidades musicais. Seus pais sempre os apoiaram, apesar de não
seguirem os passos de sua família na área científica. Desde pequena observava
sua irmã mais velha, Sayori, estudando equações matemáticas, que eram quase
impossíveis de entender até mesmo para pessoas com mais experiência.
A personagem (cujo nome é definido pelo jogador)
e seu irmão sempre foram muito próximos, assim como grande parte dos gêmeos.
Quando tinha 16 anos, uma cidade vizinha sofreu com um desastre marítimo, onde
o derramamento de substâncias na água provocou a intoxicação de diversas
famílias que se alimentavam dos peixes daquela região. Seu irmão, que passava o
feriado com seus amigos no local, acabou adoecendo. Assim, fizeram a promessa
de sempre estarem juntos, já que a distância nunca era algo bom para os dois.
Kyo acabou se curando e desde então eles não se distanciaram, até completarem
19 anos e serem aceitos em faculdades diferentes.
A garota ganha uma bolsa de estudos para estudar arte fora do país, Kyo deseja estudar em outra cidade do Japão. A primeira separação dentre muito tempo provocou uma sensação estranha nos dois, mas era necessária. A garota até cogitou a estudar Moda para ficar mais próxima, mas ela sabia que deveria seguir seus sonhos.
Assim, a personagem se muda e divide uma casa
com outras três garotas.
A mais animada estuda o mesmo que Sayori, o que
faz a garota se sentir um pouco mais próxima de casa.
Outra amiga conhece muita gente na região e
sempre é receptiva e amigável. Ela diz que no fundo é tímida e esconde isso, o
que é difícil de acreditar. Sempre que alguém se sente mal, Yuri as conforta
com suas palavras.
A última é um ano mais nova e foi a primeira a
fazer amizade com a personagem. Ela é engraçada, extrovertida e adora juntar
todas para se divertirem.
Em um dia chuvoso, a garota resolve sair com
suas amigas, mas não sabia que sua vida estava prestes a acabar. Um acidente
nuclear acaba rapidamente com a vida de todos na região, deixando marcas até
mesmo nas cidades próximas. Essa experiência tem o objetivo de chocar o
jogador, que até então acompanhava normalmente a vida da personagem.
Após o acontecimento, alguém até então
desconhecido, volta no tempo muito tempo antes do acidente acontecer, motivando
o jogador a escolher escolhas que impeçam isso de acontecer.
A agência consiste no fato de um programa capaz
de mudar fatos que já aconteceram ser criado a fim de salvar a cidade. O jogo
então “envia” ao jogador mensagens através de seu próprio desktop, sugerindo a
tomar certas decisões, até mesmo usando esse recurso como forma de enganá-lo.
A mediação é feita pela escolha de ações da
personagem, conforme os diálogos e observando arquivos sendo criados no
computador.
A razão interna que move o jogador (o único que
sabe o que vai acontecer) é salvar a todos.